Português (Brasil)

Michelin anuncia lançamento de pneu que não fura

Michelin anuncia lançamento de pneu que não fura

Compartilhe este conteúdo:

A fabricante Michelin está se aquecendo para a estreia de um produto que pode revolucionar o segmento automotivo: os pneus UPTIS, que não necessitam de ar para funcionar. 

Em evento realizado no mês passado, com a presença de diversos influenciadores digitais, a marca revelou que pretende lançar o produto até o ano de 2024, fazendo o uso de mais de 50 patentes diferentes, além de materiais sustentáveis e altamente recicláveis. 

Conhecido como Airless Tyres, esse tipo de pneus utiliza uma estrutura interna fabricada com dezenas de partes de fibra de vidro, algo que confere a eles propriedades similares às de um pneu de borracha calibrado corretamente, como aderência e amortecimento. 

O nome UPTIS é na realidade um acrônimo para Unique Puncture-Proof Tire System (Sistema de Pneus Único à Prova de Punção). O modelo é uma evolução do conceito anterior, conhecido como Michelin Tweel. Entre as novidades estão a maior capacidade de rodagem, com possibilidade de atingir velocidades mais elevadas. 

Em seu vídeo de participação no evento, o YouTuber James Walker (Mr. JWW) enfatizou que a sensação de direção é a mesma proporcionada por um pneu de borracha convencional, tratando justamente da questão do conforto ao rodar com o veículo equipado com o UPTIS. 

Uma solução para um antigo problema

Segundo a empresa, todos os anos 200 milhões de pneus vão para o lixo (ou para a reciclagem) sem terem completado sua capacidade de rodagem, isso porque sofrem com perfurações e também rasgos (principalmente na parede lateral) que os tornam inúteis. 

O UPTIS pode rodar sem qualquer problema, mesmo após ser perfurado por objetos como pregos, uma vez que a sua estrutura se mantém intacta. Outro ponto interessante é que, por utilizar uma estrutura sólida, os pneus não sofrem com problemas como desgaste irregular ou desequilíbrios. 

O representante da marca ainda comentou, em entrevista a James Walker, que os pneus e a estrutura da roda são uma peça única, que virá ajustada e balanceada de fábrica para cada modelo de carro. 

Eles ainda estudam se vão adicionar a parede lateral (side wall) às rodas. Apesar de comentar que elas não são mais necessárias, uma vez que não é mais necessário manter o ar selado, muita gente manifestou um certo receio ao risco de desgaste por detritos que podem se acumular entre as partes da estrutura. 

O que pode ajudar a marca a decidir sobre isso é também o apelo visual, uma vez que a estrutura à mostra causa um impacto bem maior, servindo como um ponto de marketing interessante. Novamente, a Michelin pretende lançar o UPTIS até o ano de 2024, com foco em carros de passeio. 

Compartilhe este conteúdo: