Português (Brasil)

Conheça um pouco da História do Mooquense Dr. Algis Waldemar Zuccas

Conheça um pouco da História do Mooquense Dr. Algis Waldemar Zuccas

Compartilhe este conteúdo:

Dr. Algis Waldemar Zuccas

O sobrenome de Algis Waldemar Zuccas e sua paixão pela Mooca, podem até enganar, mas ele não é mais um descendente de imigrantes italianos que colonizaram e deram cara ao bairro.
A família mudou-se para a Mooca em 1930, quando ele tinha apenas um ano. A grafia italianizada do sobrenome, porém, vem de outro bairro, o Bexiga, na região central da cidade, local onde Algis nasceu e que os pais escolheram para viver após fugirem da Revolução Russa, em 1917.
Influenciado pela cultura italiana, o casal trocou o "k" do nome russo por "cc".
Na Mooca, o pai de Algis reabriu o negócio que tinha na Europa: uma farmácia. O filho, que costumava ajudá-lo, acabou pegando gosto pela área da saúde e, em 1948, ingressou na Faculdade Paulista de Medicina -hoje Unifesp (Federal de São Paulo).
Logo após se formar, abriu um consultório particular ao lado da farmácia. Como nenhum de seus filhos seguiu a profissão -o que lamentava-, fechou-o neste ano, após 58 anos de atividades.
Trabalhou ainda na Secretaria Municipal da Saúde de SP, onde ajudou a implantar programas epidemiológicos, como a vacinação em massa para sarampo e meningite.
Nem nas horas de folga ele deixava o bairro, de onde nunca quis sair.

Foi um dos fundadores do Rotary Clube São Paulo Alto da Mooca e no mesmo clube criou a Famosa Caminhada do Coração, que depois levaria seu nome Caminhada do Coração Dr Algis Waldemar Zuccas.

E, ainda na Mooca temos a rua Rua Miguel Zuccas,que homenageia seu pai.


Nos deixou em 2011, aos 82 anos, de câncer de próstata. Deixou viúva, três filhos e cinco netos.

Compartilhe este conteúdo: