Os Estados Unidos instalaram caixas para o abandono seguro de bebês
Os “Safe Haven Baby Boxes” têm um regulador de temperatura e notificam os serviços de emergência assim que uma criança é depositada. Parece funcionar bem, mas a que ponto chegamos como humanidade?
A falta de educação adequada e que englobe todas as esferas da vida de uma pessoa é uma das principais razões pelas quais há tantas gravidezes indesejadas que terminam em abortos ou desistências de crianças. Buscando evitar isso e salvar as vidas dos pequenos, os Estados Unidos implementaram uma iniciativa, que descreveremos abaixo.
Estas são as caixas chamadas “caixas de bebê” instaladas para deixar bebês indesejados e que são removidos pelos serviços de emergência, que cuidam das crianças.
Enquanto muitas pessoas foram surpreendidas pela iniciativa e até as qualificaram como “normalizadoras” do abandono de crianças, é importante salientar que nesse país o abandono é mais comum do que parece, por isso a medida promovida pela organização “Safe Haven Baby Boxes”, busca reduzir os casos e conscientizar a população sobre o infanticídio- um dos grandes riscos que a entidade visa prevenir com essa ação.
Além disso, a fundadora da ONG, Monica Kelsey , conhece esse tipo de situações na primeira pessoa. Ela foi abandonada quando era apenas um bebê e acredita firmemente que a campanha poderia ser uma contribuição para a minimização do problema.
As “caixas” são um tipo de incubadora que possui reguladores de temperatura e sensores diferentes que são ativados imediatamente para alertar silenciosamente os serviços de emergência de que uma criança foi depositada. Isso permite que bebês – até 45 dias de idade – sejam apanhados em menos de cinco minutos e não corram risco de vida como o que acontece quando as crianças são abandonadas em locais desprotegidos
Deve-se observar que as primeiras caixas foram instaladas apenas no estado de Indiana e são totalmente legais. Os pais podem se sentir seguros depositando seus filhos anonimamente em um lugar seguro para eles.
No entanto, de acordo com a BBC , o governador de Michigan, Rick Snyder , não concorda com a iniciativa, acreditando ser inapropriado “permitir que os pais desistam de seu bebê simplesmente depositando-o em um lugar, em vez de virar a um oficial policial, bombeiros ou funcionários do hospital ” como costumava ser feito
A verdade é que agora a iniciativa tem uma série de críticas tão brutais e assustadoras comparando-a com o abandono de crianças, mas é um fato que muitas vezes o abandono ocorre e é necessário procurar maneiras de fazer isso acontecer sendo tão seguro possível para recém-nascidos.