A Avenida Paes de Barros foi a primeira avenida da capital a receber faixa exclusiva de ônibus, em 1980.
A Avenida Paes de Barros, que ganhou o nome em homenagem ao precursor do Jóquei Clube, o fazendeiro Rafael Aguiar Paes de Barros, foi a primeira avenida da capital a receber faixa exclusiva de ônibus, em 1980.
Durante a gestão de Olavo Setúbal na prefeitura paulistana foi desenvolvido o Projeto SISTRAN, composto por 280 km de corredores de trólebus que atenderiam toda a cidade de São Paulo e partes de Osasco, Guarulhos e do ABC. O primeiro trecho dessa rede a ser implantado foi o corredor na Avenida Paes de Barros. Iniciadas no final dos anos 1970, as obras do corredor Paes de Barros (parte da rede projetada de 280 km) foram inauguradas em 31 de março de 1980 pelo prefeito Reinaldo de Barros, operando deforma comercial apenas no dia 7 de abril. No início de sua operação, moradores da região protestaram contra as obras e a substituição dos veículos diesel pelos trólebus, que alegaram ser em menor número. Com o passar do tempo ,as reclamações cessaram, tendo o corredor se consolidado na avenida, sem causar desvalorização imobiliária, ao contrário do Corredor Santo Amaro.