Português (Brasil)

CEU Vila Alpina oferece oficina cerebral que melhora rendimento mental

CEU Vila Alpina oferece oficina cerebral que melhora rendimento mental

Com aulas às segundas, terças, quintas e sábados, a prática é voltada para a melhor idade e envolve jogos, atividades lúdicas e desafios que estimulam diversas áreas do cérebro

Compartilhe este conteúdo:

A ginástica mental, também conhecida como ginástica cerebral ou neuróbica, é um conjunto de exercícios, problemas e quebra-cabeças mentais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas e melhoram o rendimento mental. Com o objetivo de apoiar a terceira idade nessa prática, o CEU Vila Alpina, zona leste da capital paulista, oferece turmas da oficina Ginástica para o Cérebro às segundas, terças, quintas e sábados. O CEU Vila Alpina é uma das 12 unidades com gestão da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Baccarelli. 

 

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à unidade portando um documento com foto e um comprovante de residência. A retomada das atividades está prevista para o final de julho e a oficina é voltada para pessoas com idade a partir de 50 anos. Participantes a partir de 70 anos ou que apresentem alguma condição médica especial precisam apresentar atestado médico obrigatório.

Durante as oficinas, os participantes desenvolvem capacidades cognitivas como memória, concentração, foco, atenção e raciocínio lógico, além de habilidades socioemocionais, como autoconfiança, autonomia, autoestima e relações interpessoais. Também são realizadas atividades específicas sobre sustentabilidade.

Os exercícios de ginástica propostos ativam os dois lados do cérebro, coordenam os movimentos corporais e estimulam os sentidos, especialmente a visão. Além disso, promovem a produção de mielina, contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Entre os principais objetivos da prática estão a promoção do bom estado físico, a qualidade dos movimentos, o fortalecimento das capacidades psicológicas e cognitivas, o favorecimento da comunicação entre cérebro e corpo, bem como a eliminação do estresse e das tensões do organismo.

Algumas das práticas trabalhadas nas aulas incluem:

- Fazer sudokus e quebra-cabeças, cronometrando o tempo para avaliar o progresso;

- Aprender palavras novas e incorporá-las às suas próximas conversas;

- Trocar o relógio de mão;

- Identificar a hora em um espelho;

- Andar para trás na sua própria casa (com cuidado);

- Escovar os dentes com a mão não dominante;

- Observar fotografias ao contrário para ver novos detalhes;

- Utilizar o telefone celular com a mão menos habitual;

- Vestir-se com os olhos fechados;

- Mudar o caminho para o trabalho, a escola, a sua casa.

 

Horários das atividades:

- Segunda-feira; 9h às 10h

- Terça-feira; 15h às 16h

- Quinta-feira; 15h às 16h

- Sábado; 10h às 11h

Essas atividades mudam as rotinas e comportamentos automáticos e fazem o cérebro trabalhar de maneira diferente e estimulante.

O CEU Vila Alpina fica localizado na rua João Pedro Lecor, 141 - Vila Prudente.

Compartilhe este conteúdo: