São Cristóvão Completa 113 anos com expansão estrutural e ampliação de serviços
O São Cristóvão Saúde completou 113 anos de existência, no dia 12 de dezembro de 2024, marcados por grandes feitos históricos, e que renderam à Instituição a excelência e a credibilidade no atendimento à saúde com a expansão estrutural e ampliação de serviços: Centro Ambulatorial Américo Ventura - unidade V e pronto Socorro Infantil.
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO, Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica), Filantropia e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão.
A Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão (ABFSC) surgiu em 1911, na cidade paulista, como Sociedade Internacional Beneficente dos Chauffeurs do Estado de São Paulo. A entidade era voltada para a proteção dos direitos dos motoristas de praça, que logo depois e, devido à necessidade, expandiu o foco, passando a proporcionar serviços médicos a todos os associados.
Em meados dos anos 50, devido à grande quantidade de pessoas que necessitavam de cuidados médicos, a diretoria da Instituição resolveu construir um completo e vasto centro hospitalar, sendo inaugurado, em 12 de dezembro de 1965, o Hospital e Maternidade São Cristóvão.
Em 1985 foi construído, em Campos do Jordão, o Hotel Recanto São Cristóvão, abrigando 50 apartamentos com toda infraestrutura de lazer para uso dos associados, médicos e população em geral.
E foi a partir de 2007, até os tempos atuais, com a gestão do CEO/ Presidente do Grupo São Cristóvão, Engº Valdir Pereira Ventura, que a Instituição se aprimorou na qualidade e no preparo ao atendimento de seus beneficiários, conquistando importantes selos de qualidade (de âmbito nacional e internacional), além de investir em capacitação profissional, atualização de softwares de gestão na área de Tecnologia da Informação, equipamentos hospitalares de ponta e em novas parcerias na área de Responsabilidade Social, Filantropia e empresas conceituadas no mercado laboratorial, odontológico e remoções médicas. Também criou novos setores assistenciais e administrativos; reformou apartamentos, fachadas e setores; expandiu a estrutura de atendimento, aumentando o número de leitos e vidas, incluindo projetos em fase de planejamento e execução.
Através das novas diretrizes administrativas, foi possível realizar uma grande modernização na estrutura de atendimento, investindo em diversas áreas, equipamentos, certificações e em profissionais cada vez mais qualificados, contando com mais de 2.325 colaboradores.expandiu a estrutura de atendimento, aumentando o número de leitos e vidas, incluindo projetos em fase de planejamento e execução.