PARQUE VERDE DA MOOCA ESTÁ SE TORNANDO REALIDADE
PARQUE VERDE DA MOOCA ESTÁ SE TORNANDO REALIDADE
Sem Falsas Ilusões e Devaneios o Parque na Área da Antiga Esso Vai Acontecer
O Projeto do Parque Verde na Mooca, no antigo terreno da Esso, que fica entre a Rua Barão de Monte Santo e Dianópolis está próximo de se tornar realidade.
O terreno em questão serviu como depósito de combustíveis durante várias décadas acabando por contaminar o solo, depois passou para a Cosan e hoje pertence a Construtora São José que desde sua aquisição trabalhou para a descontaminação do terreno.
Segundo laudo da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitido em janeiro de 2018 constava que a área já está descontaminada.
A melhor notícia veio por parte do Vereador Adilson Amadeu que juntamente com o Jornal da Mooca tem se reunido com os proprietários do terreno que informaram que "o projeto contempla a doação de 50% do terreno (equivalente há quase 10 campos de futebol) com valor de mercado em torno de 225 milhões de reais, para a construção de um parque de primeiro mundo aberto ao público e administrado pela própria construtora, sem nenhum custo para a Prefeitura de São Paulo e um ganho Verde para a Mooca e seus moradores ".
Vale dizer que a Prefeitura não tem como administrar nenhum parque e inclusive está querendo privatizar todos os que já existem na cidade.
Para a moradora Maria Aparecida Hoff (57) "não adianta nos iludirmos que a Prefeitura vai tomar posse de uma área desse tamanho que não é dela e depois vai fazer um parque e ainda cuidar, sendo que vemos as condições dos outros parques do bairro que estão um lixo. Prefiro que se for pra fazer que seja de uma empresa e que cuide para nós moradores podermos ir com segurança e limpeza".
Vale lembrar também que há quase 15 anos o Vereador Adilson Amadeu tem lutado pela área e em 2006 apresentou e aprovou o projeto de lei para tornar este antigo terreno da Esso em parque.
Posteriormente, apresentou mais três projetos de lei em 2007 e 2008.