Prefeitura inicia obras da UPA Vila Prudente
Com funcionamento 24 horas, a unidade, localizada na zona leste, terá capacidade para realizar cerca de 13 mil atendimentos por mês
Na manhã desta terça-feira (9), o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinou a ordem de serviço para início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente. A entrega está prevista para outubro de 2025.
Com custo inicial de construção de R$ 16.442.929,28, a unidade será qualificada como modelo III, com a atendimentos de urgência e emergência 24 horas, além de contar com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Com essa UPA nós teremos um atendimento eficiente de urgência e emergência para a população, com 27 leitos em uma área de 5 mil metros quadrados”, disse o secretário Zamarco durante o evento de assinatura. Ele finalizou celebrando os investimentos na área da saúde: “O prefeito Ricardo Nunes tem investido muito na saúde de São Paulo, por meio do Programa Avança Saúde SP, com reforma nos Hospitais Municipais Benedicto Montenegro, Tatuapé e Ignácio Proença de Gouvêa”.
A estrutura física será composta por sete consultórios médicos, um consultório odontológico, quatro salas de classificação de risco, uma sala de emergência com sete leitos, sendo dois de choque, uma sala de observação adulto com 15 leitos, uma sala de observação infantil com cinco leitos, sala de coleta de exames, sala de medicação, sala de inalação, sala de gesso e sutura, raio-X, eletrocardiograma (ECG), farmácia e serviço social.
Com uma equipe de 385 profissionais, entre especialistas em clínica médica, ortopedia, pediatria e odontologia, essa unidade vai abranger uma área com população de aproximadamente 500 mil pessoas e terá capacidade de realizar cerca de 13 mil atendimentos por mês.
A futura UPA Vila Prudente será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/Pais) e funcionará de domingo a domingo na avenida Alberto Ramos, nº 103, no Jardim Independência, próximo à estação Oratório do monotrilho e também do metrô Vila Prudente.