Consultório Digital agiliza atendimento e tem alto índice de aprovação
Modelo de teleconsulta implantado nas UBSs de São Paulo já atende em clínica médica, dermatologia e outras especialidades
A fim de modernizar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de São Paulo tem apostado no atendimento médico remoto. As teleconsultas já são uma realidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal de saúde da capital.
Seja em clínica geral ou especialidades, ele permite cumprir princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), como universalização, equidade, integralidade e descentralização. Isso porque, além de reduzir o tempo de espera pelas consultas e alcançar altos níveis de resolutividade em questões menos complexas de saúde, pode ser utilizado por todos os munícipes cadastrados da rede que aceitem ser atendidos dentro deste modelo.
O projeto Consultório Digital possibilita que os pacientes presentes nos equipamentos de saúde ou que estão na espera por atendimento em especialidades passem por consulta via videochamada, usando a estrutura da UBS, AMA ou UPA. No dia da consulta, o paciente é direcionado até o consultório, onde um auxiliar ou técnico de enfermagem acessa a plataforma e-saúdeSP, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pelo computador da sala e o médico realiza o atendimento virtualmente.
O profissional de enfermagem permanece no local para dar assistência durante a consulta, além de fazer todas as impressões de encaminhamentos ou receitas e orientar o paciente sobre os próximos passos. O médico do Consultório Digital também acompanha, de forma remota, as visitas realizadas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que se conectam via tablet para o atendimento.
O projeto-piloto do Consultório Digital teve início em outubro do ano passado, com atendimentos em clínica geral. De lá para cá, até o início de julho, mais de 28 mil atendimentos foram realizados em clínica geral, sendo 17 mil para mulheres, nas salas implantadas mais de 60 unidades das coordenadorias regionais de saúde (CRSs) Sudeste, Sul, Norte e Centro, dentre elas cinco AMAs e oito UPAs. A maioria dos pacientes tem entre 55 e 59 anos de idade e utiliza o serviço para consultas de rotina e retorno.
“O Consultório Digital nos possibilita ampliar e modernizar o atendimento à população. Por isso, é um projeto que tem sido bastante aceito e elogiado pelos pacientes”, enfatiza o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A aposentada Maria Aparecida Trovão, 61 anos, é paciente na UBS Cupecê, na zona sul da capital, e usou recentemente o serviço de atendimento virtual pela primeira vez. “Eu fui apenas para trocar uma guia de exame e a médica fez uma consulta completa. Achei tudo muito prático e quero fazer novas consultas assim.”
Atendimento em especialidades
Agora, além da clínica geral, a gestão municipal está implantando também teleconsultas em especialidades como dermatologia e cardiologia. Em julho, as oito UBSs da CRS Centro finalizaram a etapa piloto do Consultório Digital para a especialidade de dermatologia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com o atendimento de dermatologistas a distância (teledermatologia).
São chamados para a teleconsulta em dermatologia pacientes que estão em fila de espera e aqueles indicados pelo clínico geral da UBS, logo após o atendimento. Durante o piloto, o atendimento médico neste modelo alcançou 98,6% de aprovação por parte dos pacientes que passaram em consulta. Ao longo de quatro meses, foram realizados 998 atendimentos nas oito UBSs.
O objetivo, no caso da dermatologia e outras especialidades, é reduzir a espera por consulta com especialista, resolvendo rapidamente casos menos complexos. Durante o atendimento, o médico pode solicitar exames ou procedimentos para casos como as lesões suspeitas de câncer de pele, dando o devido encaminhamento e prioridade, com orientações, àqueles que necessitam de consulta presencial.
Maria da Glória Venâncio, de 72 anos, moradora do bairro da Bela Vista, na região central da capital, conta que estava com um problema de pele nas costas, que lhe provocava muita coceira. Com o Consultório Digital instalado na UBS, foi atendida em três dias e já saiu da unidade com duas pomadas para dermatite prescritas pela dermatologista. “Eu amei! Quando me falaram como ia ser eu fiquei em dúvida, mas daí lembrei do que o meu filho sempre fala, que a gente precisa experimentar as coisas para então poder avaliar, e foi muito bom”, conta a aposentada, que a partir da sua experiência levou também o neto, Gabriel, de 12 anos, para ser atendido por um dermatologista online. “Ele tinha muito problema de espinha no rosto e conseguiu resolver.”
UBS registra aprovação superior a 95% na nova modalidade
A UBS São Bento, da região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, que atende uma população de cerca de 30 mil pessoas, começou a utilizar o teleatendimento durante a Covid-19, para monitorar os casos confirmados em seu território, e há três meses implantou o projeto Consultório Digital.
Os atendimentos remotos se iniciaram com a clínica geral, disponível quatro dias na semana, e já se estenderam à dermatologia e também à cardiologia, que está em fase de implantação. No caso das especialidades, o objetivo é primeiramente reduzir a espera por atendimento. Na clínica geral, os pacientes são atendidos no mesmo dia. “É um atendimento que não substitui o presencial, mas agrega a ele de forma muito humanizada, com a presença de profissionais de enfermagem e médicos que conhecem a realidade da saúde pública no município”, diz a gerente da UBS São Bento, Clévia da Silva Pampolha.
De abril a julho deste ano foram realizados 1.641 atendimentos virtuais de clínica geral na unidade. A pesquisa feita até maio com os pacientes após o atendimento mostra que o novo serviço foi bem recebido: 96,15% consideraram o formato de teleatendimento ótimo, 93% avaliaram o atendimento médico como ótimo, 99,66% consideraram seu problema resolvido e 98,34% recomendariam o serviço. Em relação ao convite para que os pacientes fizessem a consulta via telemedicina, o número de recusas foi igual a zero. “Eu achei que fui atendida como se fosse com o médico no consultório presencial. Foi bom e rápido, dou nota dez”, comenta a aposentada Raimunda dos Santos, de 66 anos, atendida em clínica geral na UBS São Bento.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com o Consultório Digital, que será expandido gradativamente para mais unidades e especialidades”, afirma a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.
Plataforma e-saúdeSP
Além do Consultório Digital, em alguns casos a modalidade de teleconsulta intermediada pela UBS de referência também pode ser feita de casa, pela plataforma e-saúdeSP, que, desde que foi lançada, em julho de 2020, soma mais de 1,7 milhão de teleatendimentos.
O aplicativo foi criado durante o período da pandemia de Covid-19 para que os paulistanos passassem por avaliação médica por videochamada, sem a necessidade de ir até as unidades de saúde. Ele também permite a integração dos dados clínicos, laudos de exames e informações sobre as vacinas, reunindo todo o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
Estão cadastrados no e-SaúdeSP 3,1 milhões de usuários, a maior parte composta por mulheres entre 20 e 29 anos de idade. Para as gestantes de alto risco, a rede municipal de saúde oferece ainda o serviço da central Mãe Paulistana Digital, que envolve o teleatendimento pelo aplicativo. Desde agosto de 2021, foram realizados 108.938 atendimentos remotos a gestantes.