São Cristóvão Amplia Berçário, Centro Obstétrico e UTI Neonatal
Em 12 de dezembro – dia em que a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão completa 106 anos e o Hospital e Maternidade São Cristóvão 52 anos – foram inauguradas as novas instalações do Berçário, Centro Obstétrico e UTI Neonatal. Com o intuito de sempre melhor atender as mamães e bebês, o Grupo ampliou as alas materno-infantil e conta hoje com três salas no Centro Obstétrico, uma sala de recuperação da anestesia, Berçário Patológico com seis leitos, UTI Neonatal com sete leitos, além de dois consultórios de Ginecologia e Obstetrícia. Todos esses ambientes encontram-se no mesmo andar e interligados, gerando maior conforto e segurança às gestantes e aos recém-nascidos.
“Ampliamos esse complexo voltado para a maternidade, ganhando cerca de 170m² de área, indo de 327m² para 500m². Todas as alas foram reformuladas e equipadas com móveis novos e aparelhos de última geração. No Centro Obstétrico, há um ambiente específico dentro das salas de parto para que a primeira assistência ao bebê seja realizada ao lado da mãe. Promover esse vínculo por meio do alojamento conjunto é extremamente importante para a saúde dos recém-nascidos”, comenta o CEO/Presidente do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura.
Além das adaptações para reforçar o contato entre mãe e filho, foram criados espaços distintos de serviços para cada setor, como as áreas do primeiro banho do bebê com visão panorâmica e de aleitamento em ambiente lúdico e alegre, mudança total de layout e acabamentos com materiais de fácil higienização, mobiliário com designer exclusivo, materiais de acabamento reciclável e bancadas em Corian (resistente a fungos e bactérias).
Ainda, as salas cirúrgicas estão maiores, com área específica para Repouso Pós Anestésico (RPA) e espaço para conforto dos médicos. “Todo o ambiente foi reconstruído, desde a infraestrutura, como mudança de piso, forro, iluminação em LED, mobiliário colorido e imagens exclusivas que deixam o ambiente mais aconchegante, até os equipamentos adequados para cada ala, facilitando o dia a dia do setor”, explica o CEO. Também os consultórios do Pronto Atendimento Obstétrico apresentam novos móveis e ambientação com imagens coloridas que transmitem tranquilidade às gestantes.
Outra novidade é a instalação de câmeras de segurança e circuito de filmagem dentro das salas de parto, as quais possibilitam os familiares e amigos acompanharem o nascimento do bebê. Também há nova tecnologia para o sistema condicionador de ar, com o fluxo de gás refrigerante gradativo de acordo coma capacidade exigida, visando à economia de energia elétrica e à redução de manutenção. “O projeto de ampliação das áreas materno-infantil foi pensado com a colaboração de todas as equipes que participam da rotina dos setores, sempre buscando o melhor fluxo para que os atendimentos tenham, cada vez mais, segurança e rapidez”, finaliza Valdir Ventura.