Novo CTA é inaugurado na Água Rasa
Inaugurado o novo CTA - Centro de Acolhimento Temporário, localizado na Rua João Soares nº 81 - Água Rasa. Este é o 11º centro de acolhimento inaugurado nos primeiros 12 meses de gestão da Prefeitura de São Paulo. O centro inaugurado tem capacidade para abrigar 420 pessoas e ao todo os CTAs abrigam 3100 pessoas atualmente. As pessoas em situação de rua que buscam abrigo no CTA recebem todos os documentos em mãos ( RG, CPF, Reservista e Carteira de trabalho) e são reintegradas no mercado de trabalho. Os moradores podem, tomar banho, lavar suas roupas, fazer todas as refeições, pernoitar, participar dos cursos de capacitação profissional.
O CTA será um dos pontos de qualificação do programa Trabalho Novo, que tem como meta inserir 20 mil pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.
Para o secretario Filipe Sabará “ A criação deste espaço vem de uma proposta de deixar São Paulo mais humana. Ao invés de dar somente assistência, queremos fazer o desenvolvimento social, com a capacitação sócio emocional e o encaminhamento para oportunidades de emprego. Quando eles tiverem renda suficiente, poderão sair do CTA com o apoio do programa de aluguel social”, disse o secretário Filipe Sabará (Assistência e Desenvolvimento Social).
Fruto de uma parceria entre a secretaria de desenvolvimento social ( SMADS) e a Associação Nossa Senhora das Graças, o novo CTA funcionará 24 horas por dia.