Semana Interativa de Prevenção às Complicações do Diabetes do Grupo São Cristovão Saúde
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Para auxiliar os pacientes a conviver com a diabetes sob controle, o São Cristóvão Saúde promoverá a Semana Interativa de Prevenção às Complicações do Diabetes, do dia 20 ao dia 24, a partir das 9h até às 16h, no CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde.
“Dedicamos parte da nossa estrutura médico-hospitalar para apoiar e informar cada vez mais pessoas sobre o diabetes. Através do nosso Programa de Prevenção ao Diabetes, temos como missão orientar a comunidade sobre a importância da prática de atividades físicas e alimentação adequada, bem como educar para a aceitação da doença, prevenir complicações e melhorar a adesão ao tratamento adequado.”, disse o CEO do São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Ventura.
A ação terá uma programação exclusiva voltada a melhoria de vida dos portadores do Diabetes. Confira abaixo:
- Estação enfermagem: Avaliação com especialista e locais para aplicação de insulina. Orientação sobre quais os sapatos mais confortáveis usar para quem tem sensibilidade nos pés, além de como higienizar o aparelho glicômetro, calibrá-lo e controlar corretamente a glicemia. Para isso, recomenda-se que os participantes levem seus aparelhos de medição.Os especialistas farão a avaliação completa medindo o peso dos participantes, altura, circunferência abdominal e índice de massa corpórea.
- Estação saúde bucal: Orientações sobre higiene e relação com a doença.
- Estação nutrição: Mesa de alimentos para montagem de pratos e orientação para uma dieta adequada.
- Estação educador físico: Exercícios físicos adequados para realizar em casa e orientação sobre a importância de fazer atividade física.
- Estação oftalmologia: Apresentação das dificuldades para enxergar que o diabético enfrenta e orientações sobre complicações oftalmológicas que podem ocorrer por conta da doença e como trata-las.
- Estação farmácia: Orientações sobre o uso da insulina, avaliação farmacêutica personalizada, reação ou duplicidade entre medicamentos. Os participantes podem levar suas prescrições médicas para tirar dúvidas.
-
Além de todas as estações citadas acima, diversos especialistas darão palestras, no auditório do CAIS, em horários e dias diversos:
Dia 20/01: Clínica médica
Palestra: Como prevenir complicações do diabetes?
Responsável: Dra. Viviane Fedirici
Horário: 14hDia 22/01: Dentista
Atendimento: Orientação e Avaliação odontológica individual
Responsável: Dr. Marcos Almeida
Horário: 9h às 15hDia 21/01: Clínica médica
Palestra: Diabetes e Qualidade de Vida
Responsável: Dra. Shirley Nakamura
Horário: 9hDia 23/01: Oftalmologista
Palestra: Entendendo a retinopatia diabética
Responsável: Dr. Hélcio Júnior
Horário: às 13h
Dia 22/01: Educador Físico
Palestra: A prática da atividade física e seus benefícios para o diabético
Responsável: Caio Eduardo Pinto
Horário: 13hDia 24/01: Nutricionista
Palestra: Nutrição e Diabetes
Responsável: Natália Medeiros
Horário: às 14h
Serviço: Semana Interativa de Prevenção às Complicações do Diabetes
Dia: 20 a 24 de janeiro
Horário: das 9h às 16h
Local: CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde
Endereço: Av. Paes de Barros, 1815 – Mooca – SP
Mais informações: (11)2029-7703 ou (11)2029-7718Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, sete Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integra à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 255 leitos, além das quatro Unidades dos Centros Ambulatoriais e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às 125 mil vidas do Plano de Saúde.