Português Italian English Spanish

Feira no Pátio do Colégio disponibilizará exames gratuitos de DNA

Feira no Pátio do Colégio disponibilizará exames gratuitos de DNA


Pátio do Colégio recebe Feira dos Direitos Humanos nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 9, o Pátio do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo, receberá a 2ª Feira dos Direitos Humanos, em comemoração à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que neste ano completa 71 anos. Mais de 40 serviços gratuitos serão oferecidos à população nas áreas de saúde, educação, mercado de trabalho, assistência social, bem-estar, beleza, entre outras. A feira promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania começará às 10h e seguirá até 16h.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça, realizará a coleta de material biológico para investigação de paternidade (teste de DNA), no Pátio do Colégio. As senhas a serem entregues são limitadas. Para solicitar o teste é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança e os documentos de identificação originais com fotos da mãe e do pai. Os três deverão comparecer ao local.

Quarenta e duas barracas serão montadas no Pátio do Colégio. A estrutura também contará com cinco unidades móveis para a prestação de serviços diversos, como orientações ao consumidor e ao empreendedor, saúde bucal, entre outros. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas nas atividades da feira.

“O objetivo do evento é facilitar o acesso da população aos serviços públicos da Secretaria da Justiça, órgãos vinculados à Pasta, e dos parceiros envolvidos na ação. A feira também visa a disseminar as boas práticas que envolvem os direitos humanos”, explicou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

A abertura da 2ª Feira dos Direitos Humanos ocorrerá às 10h no Espaço da Cidadania “Governador André Franco Montoro”, prédio nº 184 da Secretaria da Justiça. Durante o evento, será lançada a cartilha virtual Orientador de Boas Práticas - Atendimento dos Serviços Públicos às Populações Vulneráveis, que visa a apresentar orientações técnicas para atendimento de diferentes grupos nas unidades da administração pública estadual. Em seguida o ex-secretário da Justiça, Belisário dos Santos Junior, proferirá a palestra Direitos Humanos e os Desafios do Estado de Direito na Contemporaneidade.

A partir das 12h30, ocorrerão as apresentações musicais da Banda Soul da Paz, do percussionista Ronaldo DiCastro, da dupla Gisele Nery e Júlio Nery e da Família Sambafro.

Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Desde sua adoção, em 1948, a DUDH foi traduzida para mais de 500 idiomas – o documento mais traduzido do mundo – e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes. (Fonte: Organização das Nações Unidas - Brasil)

Confira a programação da 2ª Feira dos Direitos Humanos:


Serviços de Cidadania

§  Orientação jurídica;

§  Orientação ao consumidor (Procon-SP);

§  Orientação ao empreendedor e microcrédito (Sebrae);

§  Cadastramento biométrico de eleitores (necessário apresentar o comprovante de residência e um documento original com foto);

§  Emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, atestado de antecedentes criminais, impressão de 2ª vias de contas;

§  Coleta de material para teste de investigação de paternidade (necessário a presença da mãe, filho(s) e pai. Trazer certidão de nascimento da criança e documentos de identificação originais com fotos dos pais);

§  Orientação para programas sociais e Cadastro Único;

§  Inscrição para cursos profissionalizantes;

§  Cadastro de currículos e pesquisa de vagas de emprego;

§  Cadastro de vagas para jovem aprendiz;

§  Orientação migratória e emissão da Carteira de Trabalho para imigrantes;

§  Educação fiscal;

§  Empregabilidade LGBTI+;

§  Fórum Inter-Religioso.

Serviços de Saúde

§  Saúde bucal;

§  Orientação nutricional/ medição de peso e altura;

§  Aferição de pressão arterial e teste de glicemia;

§  Acupuntura;

§  Teste rápido de HIV e sífilis;

§  Atendimento sobre dependência química;

§  Vacinação contra gripe, HPV e meningite.

Serviços de beleza e lazer

§  Corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas;

§  Massagem e orientação postural;

§  Limpeza de pele e maquiagem;

§  Spa para mãos;

§  Bijuterias, tranças e roupas afro;

§  Espaço kids, caricatura e cosplay;

§  Artesanato indígena;

§  Produtos orgânicos de comunidades remanescentes de quilombos;

§  Exposição da cultura nordestina;

§  Culinária afro-brasileira;

§  Doces artesanais produzidos por alunos do Curso de Chocolateria dos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Apresentações (a partir das 12h30)

§  Banda Soul da Paz;

§  Ronaldo Dicastro - percussão, saxofone e cavaquinho;

§  Família Sambafro;

§  MPB - Gisele Nery e Júlio Nery.

Serviço

Evento: 2ª Feira dos Direitos Humanos

Local e data: Pátio do Colégio, 9 de dezembro, das 10h às 16h