Português Italian English Spanish

Morre João Gilberto, lenda da bossa nova

Morre João Gilberto, lenda da bossa nova


Músico estava recluso em sua casa, no Rio de Janeiro, há alguns anos; artista deixa três filhos

Um dos músicos mais importantes da cultura nacional, João Gilberto morreu neste sábado (6), aos 88 anos. A informação foi divulgada por João Marcelo Gilberto, filho do músico que mora nos Estados Unidos. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

"Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania", escreveu Marcelo, agradecendo ainda o apoio da família e de Maria do Céu, namorada do músico nos últimos anos. 

Um dos ícones da bossa nova, responsável por revolucionar a maneira de cantar e tocar violão, ele deixa três filhos,  João Marcelo, Bebel e Luisa.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, da revista Época, amigos de João Gilberto informaram que ele passava por um exame quando teve complicações. O corpo deverá passar por uma autópsia.  

Nascido em Juazeiro, na Bahia, em 1931, João Gilberto estreou em 1959, com o disco Chega de Saudade, que, junto aos álbuns seguintes, O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961), ajudaram a criar, popularizar a internacionalizar a bossa nova.