Português Italian English Spanish

Velha Guarda da Mocidade Unida da Mooca visita a Velha Guarda da Gaviões da Fiel.

Velha Guarda da Mocidade Unida da Mooca visita a Velha Guarda da Gaviões da Fiel.


A velha guarda tem importância fundamental para as escolas e para a preservação da cultura do samba. Seus integrantes têm a missão de transmitir a história das agremiações à nova geração, mantendo vivas as tradições do Carnaval brasileiro. Os grupos são considerados, como o próprio nome sugere, "guardiões" da identidade das escolas de samba. 

Em geral, a velha guarda participa dos desfiles em uma ala que fecha o cortejo e seus membros mais simbólicos geralmente estão no último carro alegórico (ou no abre-alas). Cada escola tem seus critérios para aceitar membros no grupo, mas em geral, os requisitos básicos levam em conta os anos de serviços prestados à agremiação. Assim, fundadores e integrantes que se destacaram como ritmistas, mestre-salas e passistas são frequentemente convidados para o desfile em posição de honra, trajando roupas de gala nas cores da escola.

E a Velha guarda costuma representar a escola em eventos e festas , e a Velha Guarda da Mocidade Unidada da Mooca fez uma bonita troca de experiências com a Velha Guarda da Gaviões da Fiel e demais agremiações.