Português Italian English Spanish

Avião 'Flying-V' inspirado em guitarra poderia transportar passageiros usando 20% menos combustível

Avião 'Flying-V' inspirado em guitarra poderia transportar passageiros usando 20% menos combustível


Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft projetaram um avião em forma de V chamado 'Flying-V', e agora a KLM está transformando essa visão em realidade

Os fãs de música provavelmente conhecerão o 'Flying-V' como um dos modelos de guitarra elétrica mais icônicos da Gibson, e agora o design peculiar em forma de V tem sido usado em uma escala muito maior.

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft projetaram um avião em forma de V chamado "Flying-V", que a KLM está ajudando a transformar em realidade.

O design em formato de V integra a cabine de passageiros, o porão de carga e os tanques de combustível nas asas, permitindo um peso reduzido, comparado a um Airbus A350.

Esta forma aerodinâmica melhorada também significa que o avião usará 20% menos combustível, enquanto ainda poderá transportar o mesmo número de passageiros (314) que o A350.

Enquanto o design atual ainda gira sobre o querosene, os projetistas afirmam que ele poderia ser facilmente adaptado no futuro para rodar em um sistema de propulsão mais ecológico.

O avião não é tão longo quanto o A350, mas tem a mesma envergadura, o que significa que poderia usar a infraestrutura existente nos aeroportos, incluindo portões, pistas e hangares.

O professor Henri Werij, reitor da Faculdade de Engenharia Aeroespacial da TU Delft, disse: “Estamos extremamente satisfeitos em poder cooperar com nosso parceiro de confiança KLM em nossa missão combinada de tornar a aviação mais sustentável.

“Projetos de aeronaves radicalmente novos e altamente eficientes em termos energéticos, como o Flying-V, são importantes nesse aspecto, assim como novas formas de propulsão.

“Nosso objetivo final é o de voo livre de emissões. Nossa cooperação com a KLM oferece uma tremenda oportunidade para trazer uma mudança real ”.

Enquanto você pode pensar que viajar a bordo do avião em forma de V seria uma experiência estranha, os designers afirmam que a experiência do passageiro foi realmente melhorada.

Uma versão explicada: “Tudo tem que ser o mais leve possível para maximizar o ganho de eficiência que a nova forma de aeronave proporciona.

"O conforto do passageiro também é levado em conta."

Ainda não está claro quando, ou se, o Flying-V vai voar , ou quanto vai custar para ser construido.