Português Italian English Spanish

Subprefeitura Mooca faz notificação em carros abandonados e multa é de 18 Mil reais.

Subprefeitura Mooca faz notificação em carros abandonados e multa é de 18 Mil reais.


Aviso é fixado nos carros denunciados ou identificados pela equipe de fiscalização

Abandonar veículo em vias públicas atrapalha o trânsito de carros e de pedestres, gera acúmulo de lixo e de água e, dependendo do local onde o veículo estiver estacionado, pode interferir em serviços como o de varrição e o de limpeza de bocas de lobo.

A Subprefeitura Mooca está realizando vistorias pelas ruas do distrito e verificando carros em estado de abandono.

Estes veículos são notificados com avisos que são fixados nas laterais do mesmo, informando que, segundo a legislação, após o prazo de cinco dias úteis, o veículo que permanecer no local, será considerado abandonado no banco de dados da Subprefeitura. 

As equipes de fiscalização também verificam com o acionamento da polícia e órgãos de trânsito, se o carro é produto de crime ou se tem algum tipo de pendência judicial. 

Dos carros considerados abandonados que são adesivados em São Paulo, a maioria é retirada pelos proprietários diminuindo, assim, o número de remoções feitas pelas Subprefeituras.

Os veículos recolhidos são destinados para 28 pátios. As Subprefeituras realizam leilões calculando estimativas de pesagem e valores das sucatas que variam entre 25 e 40 centavos o quilo e, a partir disso, é estabelecido um lance inicial.
O valor da multa por abandono de veículo é de R$ 18 mil.

Para reaver o veículo que foi removido, devem ser quitados todos os débitos pendentes, como multas, IPVA, pagamento do guincho e as diárias de estadia. O automóvel permanece no pátio aguardando a retirada pelo proprietário ou a liberação para ir a leilão.

Qualquer cidadão pode denunciar irregularidades à Prefeitura por meio do telefone 156 ou Praça de Atendimento da Subprefeitura Mooca.