Máquina do Tempo - A História do Playcenter 39 Anos de Sucesso
O parque de diversões mais famoso da história de São Paulo foi, sem sombra de dúvidas, o PlayCenter.
![]() |
![]() |
![]() |
E sua trajetória começa quando um grupo de jovens empresários, entre eles o boliviano Marcelo Gutglas,
constatou que toda grande cidade do mundo tinha um parque de diversões por perto.
![]() |
Com essa mentalidade, inauguraram em 27 de julho de 1973, uma diversão totalmente diferente para a população da cidade
com mais de 20 atrações, entre elas: brinquedos giratórios, teleférico, splash, o famoso Labirinto de Espelhos e a Super Jet, a primeira montanha-russa do país,
instalados numa área de 50 mil metros quadrados.
O empreendimento pioneiro logo se tornou cartão postal da cidade. No ano de sua inauguração, o PlayCenter realizou a primeira edição
do Dia Especial (dia em que o parque abria exclusivamente para cerca de 5 mil visitantes portadores de deficiência física, mental ou sensorial).
Em 1975 foi criado o ingresso Passaporte da Alegria, que dava direito a usufruir dos brinquedos (exceto os pagos à parte).
![]() |
Com o passar do tempo o parque foi se tornando cada vez mais famoso ao lançar novos brinquedos.
A atriz Jessica Lange esteve no Brasil para o lançamento do filme King Kong e em 1979, o verdadeiro King Kong
esteve no parque, um monstruoso boneco mecânico que se movia de verdade.
![]() |
A modernidade era a bandeira do Playcenter e atrações como a montanha-russa Tornado, lançada em 1982, e a promoção de grandes
eventos foram cruciais para o desenvolvimento do empreendimento.
A área do parque foi ampliada para abrigar novas atrações e oferecer mais conforto e serviços aos visitantes como o Orca Show,
um espetáculo de acrobacias de golfinhos (inclusive Flipper, o famoso golfinho do seriado de TV) e baleias em um tanque (1983 a 1989),
![]() |
![]() |
e o Show dos Ursos, que cantavam e dançavam.
![]() |
Em 1980 o filme O Incrível Monstro Trapalhã dos Trapalhões foi gravado no Playcenter.
![]() |
Em 1984 o Menudo, banda preferida das menininhas da época esteve no Brasil e lotou o parque.
![]() |
No final da década de 80, foi realizada a primeira edição das Noites do Terror, que se transformaria no evento mais rentável do parque.
![]() |
Em 1993 Michael Jackson em turne no Brasil foi ao Playcenter e brincou em todas as atrações do parque de diversões.
![]() |
Além do evento das “Noites do Terror”, o Playcenter ainda teve grandes novidades na década de 90, como o Playciência,
criado em 1997,sendo um programa pioneiro na aplicação do conceito de “edutainment” (união dos termos educação e entretenimento em inglês) na América Latina.Nessa época, a GP Participações, que detinha 50% das ações do empreendimento, assumiu o controle da empresa.
Apesar da aposta, o setor de parques de diversões como um todo decepcionou investidores nos anos seguintes, principalmente por conta da forte
desvalorização do Real em 1999. E o Playcenter estava no meio da crise.
![]() |
A controladora decidiu, em 2002, vender o empreendimento, e Gutglas,
que estava afastado desde 1997, retomou a direção com o objetivo de revitalizar o parque, que não recebia investimentos desde 1998.
Sua estratégia envolveu corte de custos, ampliação de eventos e mudança de foco do público dos adolescentes para a família,
além da compra de novos brinquedos. No segundo semestre, o Playcenter iniciou um projeto de revitalização para oferecer ainda mais conforto, segurança e atratividade.
Foram investidos R$ 5 milhões na implantação de mais uma atração para toda a família, na recuperação da área física, na renovação das instalações
elétricas e hidráulicas. O início de 2003 foi marcado pela inauguração do Waimea, o brinquedo de maior sucesso nos parques da Europa e dos Estados Unidos,
no qual toda a família pode se refrescar com um splash de água que atinge cerca de 5 metros de altura depois que o barco faz um calmo percurso na água.
Além disso, o parque diversificou suas atrações, oferecendo mais opções para pais que vêm para o parque brincar com seus filhos.
Em 2005, o parque enfrentou uma nova perda: parte de sua área teve de ser cedida à prefeitura como pagamento de dívidas.
O espaço, que chegou a ser de 110 mil m² nos tempos áureos, chegou a 85 mil m².
Em 19 de março de 2012, a notícia de que o Playcenter encerraria suas atividades no dia 29 de julho do mesmo ano chocou a muitos de seus frequentadores.
A direção do parque informou que haveria uma reformulação e seria construído um parque infantil no local com atrações temáticas, educativas e interativas.
Ao contrário do proposto, o novo modelo de parque não chegou a reabrir. Ao longo de seus 39 anos de atividade, o Playcenter recebeu mais de 60 milhões
de visitantes que de alguma forma guardam uma lembrança especial do parque.
Em 1993 Michael Jackson em turne no Brasil foi ao Playcenter e brincou em todas as atrações do parque de diversões, localizado na marginal do Tietê, próximo a Ponte do Limão.
![]() |
Veja algumas atrações :
Super Jet
![]() |
Barco Viking
![]() |
Autopista
![]() |
Colossus
![]() |
Cine 2000 Magic Motion
![]() |
Enterprise
![]() |
La Bamba
![]() |
Evolution
![]() |
Roda Panorâmica
![]() |
Looping Star
![]() |
Crazy Dance
![]() |
Mini Trenó
![]() |
Concorde
![]() |
Monga
![]() |
Casa Maluca
![]() |
Turbo Drop
![]() |
Cataclisma
![]() |
Supertobogã Ciclone
![]() |
Casa do Monstro
![]() |
Flight Commander
![]() |
Labirinto
![]() |
Montanha Encantada
![]() |
Mixer
![]() |
Rotor
![]() |
Teleférico
Tele Combate
![]() |
Trabant
![]() |
Waimea
![]() |
Wave Singer
![]() |
Noites do Terror
![]() |
Boneca Eva
![]() |