Português Italian English Spanish

Máquina do Tempo - Moinho Santo Antônio na Mooca

Máquina do Tempo - Moinho Santo Antônio na Mooca


Os Grandes Moinhos Minetti Gamba são um conjunto de fábricas e galpões localizados na Rua Borges de Figueiredo, nº. 300 e 510 aqui na Mooca, que foram fundamentais na história industrial da cidade durante grande parte do século XX. 

 

O terreno abrigou diversas atividades diferentes em toda a sua história. Após sua construção em 1909, o local contava com uma indústria gráfica e uma fábrica de óleo. No entanto, com seu desenvolvimento e os investimentos do empresário italiano Egídio Pinotti Gamba, cresceu em grande escala nas primeiras décadas do século XX. Em 1934, na fusão dos Grandes Moinhos Gamba com as Indústrias Minetti passou a receber diversas atividades como produção de tecido, farinha, sabão, óleo vegetal, entre outros produtos. 

Na década de 50, parte do terreno foi comprado pelo Grupo Bunge, que passou a operar as atividades. Já na década de 70, foi a vez do empresário húngaro naturalizado brasileiro Péter Murânyi comprar a parte do Grupo Bunge e operar industrialmente. 

Após um período de abandono, o local foi alugado por um grupo de empresários em 1994 e virou uma casa noturna, chamada Moinho Santo Antônio, que durou até o início dos anos 2000.

 

O local em que ficam localizadas as antigas fábricas foi oficialmente tombado pelo CONDEPHAAT em 2007. 

Depois, a Moinhos Eventos Ltda. alugou o local e passou a promover eventos como casamentos e festas de formatura até o ano de 2013, quando o contrato de aluguel com os proprietários não foi renovado.

Atualmente está sendo restaurado para dar lugar a um dos Campus da Faculdade das Américas a FAM , que abrigará 20 mil alunos.