Português Italian English Spanish

MULHERES ENCONTRAM ALENTO NO ESPORTE AMADOR EM TEMPOS DE COVID-19

MULHERES ENCONTRAM ALENTO NO ESPORTE AMADOR EM TEMPOS DE COVID-19


Equipe feminina do Mooca Destroyers aderiu aos encontros online semanais desde o início da pandemia

O isolamento social imposto para conter a pandemia da Covid-19 atingiu em cheio a prática esportiva das atletas do Mooca Destroyers. A equipe de futebol americano do tradicional bairro de São Paulo apresentou a nova equipe feminina de flag football ainda no início de 2020 e, poucas semanas depois, o governo anunciou a quarentena em todo o estado, alterando todo o planejamento esportivo do grupo. Com o isolamento, muito além das necessidades esportivas, os gestores do Mooca entenderam a importância emocional para as atletas de manter o vínculo da equipe durante todo esse período de afastamento social. Foi assim que os encontros online semanais passaram a fazer parte da rotina dessas mulheres.

"A pandemia chegou e, com isso, muitas mudanças aconteceram. Sou coach de flag football masculino, atleta do feminino de flag e também estou na diretoria do Mooca Destroyers, ou seja, precisei me adaptar em todos os sentidos. Como atleta, eu tive que criar uma nova rotina em casa, de alimentação e treino, pois trabalhar em casa me rendeu muita falta de foco, e tive que correr atrás do prejuízo. Como diretora, precisei buscar soluções para questões que nunca lidamos, ou sequer esperamos, por se tratar de uma pandemia nunca vista na nossa geração. E, como coach, tive que me adequar aos novos recursos online, ampliar e aperfeiçoar a minha forma de ensino e, ainda, conseguir fazer com que os atletas permaneçam motivados, pois ficamos todos abalados psicologicamente”, conta Kamila Pellegrini, atleta e coach do Mooca Destroyers.

Ainda de acordo com Kamilla, a rotina de treinos online tiveram impacto positivo no emocional de todos. “Não somente pelo fato de ensinar e aprender, mas por poder falar com outras pessoas, ter o apoio dos companheiros de equipe, discutir questões e relembrar jogos. Nos apoiamos e isso dá um ânimo que auxilia muito na saúde mental. Com o vínculo e abertura que criamos, com toda certeza, nos tornamos ainda mais fortes nesse período”, ressaltou.

A equipe do Mooca Destroyers realiza dois treinos online por semana, contando com estudos da modalidade e de jogos. Durante o período da pandemia, a equipe ainda contou com a importante parceria do Grupo São Cristóvão Saúde, realizando lives com especialistas em suas redes sociais, a fim de informar seus seguidores e atletas sobre os reais riscos e cuidados com a Covid-19.