Português Italian English Spanish

Candidata da Mooca é reeleita em 11° lugar e é a mais votada de seu partido

Candidata da Mooca é reeleita em 11° lugar e é a mais votada de seu partido


 

Com 41.502 votos válidos a vereadora Rute Costa (PSDB) foi reeleita em 11° lugar e ficou em primeiro lugar como a mais votada em seu partido.

A mooquense Rute Costa chegou ao bairro aos 6 anos de idade e até hoje faz questão de demonstrar o carinho que tem pelo bairro.

Nascida em São Paulo aos 19 de Dezembro de 1966, Rute Freire da Costa é o sexto filho, a caçula, de José Wellington Bezerra da Costa e Wanda Freire da Costa, um casal que veio do Ceará como comerciantes para tentar a vida em São Paulo e se estabeleceram no bairro da Mooca  e conquistaram muito mais do que imaginavam, tornando-se durante 30 anos, líderes da Assembleia de Deus no Brasil, maior denominação evangélica do país.

Rutinha, como é mais conhecida, concluiu sua formação escolar, em escola pública, e sempre via uma necessidade de melhorar a questão da educação dos jovens.

Por esse motivo, desde a sua juventude, envolvida nos trabalhos da igreja, buscou interagir com os jovens de sua comunidade, se atentando às suas dificuldades e descobriu sua vocação psicológica.

Casada com Adauto Silva, empresário bem sucedido, há mais de 30 anos, Rute é mãe de três filhos: Vinicius, Promotor de Justiça no estado de Pernambuco; Paulo Henrique, Diretor Jurídico Tributarista de uma empresa privada e Vivian, a caçula da família, que é médica e está fazendo residência em Ginecologia e Obstetrícia. Seus filhos foram criados sob o olhar dos pais que priorizaram a cultura evangélica e a educação, tornando-se bons exemplos de que “uma educação de qualidade na infância, somada a atenção dos pais no relacionamento familiar, definirá o futuro dos filhos”.

Rute Costa é, há mais de 15 anos, líder do conjunto de adolescentes de sua comunidade. Visita, os 85 setores de sua igreja na grande São Paulo (em termos geográficos, os setores representam “subdistritos regionais”), e convive de perto com as mais variadas situações.

Formada em Psicologia, concluiu sua especialização em Psicopedagogia, justamente para entender melhor a questão do adolescente e prega em seu discurso que “a boa formação psicológica da criança e do adolescente, fará com quê o mesmo se torne um adulto de boa índole, uma vez que a infância e a adolescência traumática poderá gerar uma revolta na fase adulta, comprometendo o futuro do cidadão”.

Por ter acompanhado de perto a diversas situações de dificuldades financeiras das famílias mais carentes, e o desespero de muitas casas em relação ao relacionamento familiar comprometido pelos mais diversos motivos, Rute Costa assumiu ao mandato com a certeza de que o município pode fazer muito mais pela educação em São Paulo e não somente isso: “Se a educação, saúde e a segurança dos paulistanos forem priorizadas, certamente teremos uma cidade melhor.”

Em seu segundo ano de mandato, Rute Costa se destaca na Câmara com números expressivos: foram 99 Projetos de Leis apresentados (sendo 70 como autora e 23 como coautora – até Jan/2019); Mais de R$ 3 milhões destinados à Saúde municipal por meio de emenda parlamentar; 1.886 atendimentos dos mais diversos âmbitos municipais; Criação da Frente Parlamentar Evangélica; 8 PL’s sancionados; Inserção do gospel na Secretaria da Cultura e na Virada Cultural Paulistana ; Presidente da Comissão Permanente da Saúde, Promoção social, trabalho e mulher em 2017; Vice Presidente da Comissão de Administração Pública em 2018; Membro da Comissão Permanente de Finanças e Orçamentos, membro da Corregedoria da Câmara Municipal de 2018 e foi eleita por unanimidade como 2° Vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo no ano de 2019.

Esses são os números que mostram, ou melhor, demostram o quanto a Vereadora Rute Costa têm levado a sério o seu mandato.

Aqui na Mooca  fez várias obras, entre elas enviou emendas para o Asfalto da Rua dos Trilhos, a revitalização da área onde ficava a  antiga Favela do Cimento na Radial Leste, fez várias obras dentro da Subprefeitura Mooca e entorno, destinou várias emendas para a cultura do bairro  como a colocação da Bandeira do Bairro da Mooca na Rua Taquari x Rua Javari, sem falar que foi a vereadora que mais enviou recursos para a área da Saúde  na cidade de São Paulo.