Português Italian English Spanish

Mooca Ganha Bandeira Gigante

Data de Publicação: 13 de novembro de 2020 15:54:00
A Pedido do Grupo Jornal da Mooca, Vereadora Rute Costa e Subprefeitura Mooca Inauguram Bandeira Gigante.

Com o intuito de enaltecer e homenagear o querido bairro da Mooca e seus moradores, o Grupo de Comunicação Jornal da Mooca solicitou à Vereadora Rute Costa que colocasse uma Bandeira Gigante do bairro próxima à Rua dos Trilhos, Rua Taquari e Av. Paes de Barros, pois são ruas bem conhecidas e ficam na entrada da Mooca para quem vem da Radial Leste e do Viaduto Bresser.

Assim, a solicitação foi realizada e passada para a Subprefeitura Mooca, através do Chefe de Gabinete Abner Silva e equipe que prontamente foram atrás dos trâmites legais.

E, no início da tarde de 13 de novembro com a presença da vereadora Rute Costa, do Chefe de Gabinete da Subprefeitura Mooca Abner Silva , Guarda Civil Metropolitana , Capitão da Policia Militar,  Wanda Herrero presidente do Conseg Brás-Mooca-Belenzinho, dos diretores do grupo de Comunicação Jornal da Mooca Marcelle e Nelson Costa, foi hasteada a enorme bandeira com 6,0 m de largura x 4,5m de altura em um mastro de aproximadamente 20 metros de altura.

Para a vereadora Rute Costa “as famílias que passarem por esse local se sentirão homenageados. Temos amor ao nosso bairro. E todos os bairros da nossa cidade deveriam ter uma Bandeira como essa para enaltecer seus moradores”.

A moradora Sandra ficou emocionada ao ver a bandeira hasteada. “Eu sou bisneta do imigrante que está na Bandeira da Mooca. Sou da família Romanato, família tradicional da Mooca e que começou a fazer as pizzas no

Segundo o diretor do Jornal da Mooca Nelson Costa Jr “ essa ideia era antiga, e já vinha sendo discutida bem antes da pandemia e era uma homenagem que seria realizada na época do aniversário da Mooca, que é em Agosto. Mas foi adiado devido a Pandemia. E, embora saibamos que a prioridade da Prefeitura deve ser com saúde e educação não podemos deixar de manter a cultura viva em nosso bairro. Pois, somos um dos poucos bairros de São Paulo que possui bandeira, brasão e hino. E com toda certeza o bairro mais bairrista da cidade”.

Vale ressaltar que a cerimônia de hasteamento da Bandeira da Mooca respeitou os protocolos de higiene e distanciamento social.

Saiba Mais:

bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo visual representativo de um estado soberano, país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa ou reino, ou seja, toda e qualquer entidade constituída, quer seja uma nação e seu povo, ou mesmo uma família tradicional, desde que reconhecida por outras entidades ou tradição.

A bandeira da Mooca  foi desenvolvida pelo heraldista  Lauro Ribeiro Escobar, também criador da bandeira da cidade de São Paulo. O brasão traz um índio e um imigrante (inspirado no industrial e dono de uma cantina Carlos Romanato) para contar a história da ocupação do bairro: os índios foram os primeiros a ocuparem a área que mais tarde seria tomada por indústrias. A ponte é a do rio Tamanduateí, portão de entrada para a Mooca, e representa a união; a cavalo, representa o hipódromo e simboliza intrepidez; a roda dentada é uma referência à indústria; a cor prata vem para demonstrar a prosperidade do bairro; o rio é uma lembrança do Rio Tamanduateí; a coroa, no topo do brasão, foi considerada a representação mais adequada para o patrimônio do bairro e vem enfeitada pelo escudo das armas da cidade. O brasão é redondo como a eternidade (forma geométrica sem início ou fim), enquanto a cruz branca remete à fé. O retângulo foi pintado de azul por uma série de significados:  justiça, formosura, doçura, nobreza, perseverança, firmeza, incorruptível, glória, virtude, dignidade, zelo e lealdade.

]

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário