Português Italian English Spanish

Polícia Civil-SP lança aplicativo para versão digital do RG

Polícia Civil-SP lança aplicativo para versão digital do RG

Data de Publicação: 12 de agosto de 2020 21:01:00
Novo app da Polícia Civil para acesso a versão digital do RG é gratuito e pode ser instalado no smartphone.

A Polícia Civil de São Paulo lançou hoje (12) a versão digital do documento de identidade por meio do aplicativo RG Digital SP. O app é gratuito e permite que a identidade virtual dos cidadãos seja armazenada no smartphone.

O documento digital será válido em todo o território nacional e não substituirá a necessidade de emissão do RG físico, mas segundo a Polícia Civil, pode agilizar processos. O RG Digital faz parte de uma série de medidas adotadas para a modernização da Polícia Civil.

A nova cédula de identidade virtual poderá ser acessada por pessoas que tiverem RG emitido a partir de 4 de fevereiro de 2014, que possuam numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

Cidadãos que não possuam esse RG, deverá emitir um documento novo para usar o programa. O aplicativo da Polícia Civíl também permite a obtenção de segunda via do RG Físico.

RG Digital

Para baixar o RG Digital basta instalar o programa que pode ser encontrado na loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional do celular, abrir o aplicativo, selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o Código QR do verso do documento em papel, seguindo os passos da tela do celular.

O aplicativo vai direcionar o cidadão para a “prova de vida”, feita via tecnologia de biometria facial, colhendo a imagem do rosto na tela do aparelho. O documento ficará disponível em só um aparelho de celular.

“No caso de roubo ou furto, apesar da existência de sistema de segurança baseado em biometria, senhas e criptografia, que impede acesso a estranhos, o cidadão deve registrar o fato na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia. Se for extraviado ou quebrado, basta reinstalar o aplicativo e emitir novamente o RG Digital”, explica a Polícia Civil.

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário