Português Italian English Spanish

Aconteceu última sessão plenária da 1ª Conferência do Distrito 4563 do Rotary

Aconteceu última sessão plenária da 1ª Conferência do Distrito 4563 do Rotary

Data de Publicação: 30 de maio de 2020 18:56:00

Marcelle Costa

Com o patrocínio do Grupo São Cristóvão Saúde, na manhã de hoje (30/05), aconteceu  à terceira e última sessão plenária da 1ª Conferência do Distrito 4563, que pela primeira vez foi realizada virtualmente, pelas plataformas Zoom e YouTube, devido a Pandemia do Covid-19.

A Governadora Maria Lucia Giancoli Strazzeri deu início à última sessão plenária da 1ª Conferência do Distrito 4563. E, após, foi  realizada  Homenagem ao Patrono da Conferência, o  Governador Antonio José da Costa. 

Dando continuidade, o Professor Dado Schneider fez palestra sobre "O mundo mudou... bem na minha vez!".

 Para Schneider, “os seres do século 20 foram projetados para outra dimensão, no século 21. E, ressalta que não nos diferenciamos mais pela idade, mas sobretudo pela mentalidade”.

"Mudar não é necessariamente gostar do que está acontecendo, mas entender o que está acontecendo, para conseguir aceitar tudo. Mudar é aceitar o novo. Para isso é preciso estar aberto ao novo para que ele não nos choque e nos renove. Mudar é conhecer o novo. Mudar está na essência da nossa era", finalizou o professor Dado Schneider. 

 Segundo o Governador Salvador Strazzeri, esposo da Governadora Maria Lucia Strazzeri,“a melhor oportunidade que temos é aquela de aprendizado, mas a principal é a oportunidade de servir ao próximo”.

“O Rotary entrega amor. E, para ter inovação, é preciso ter criatividade”, definiu o Diretor do Rotary International 2017-19 Paulo Augusto Zanardi, Representante do Presidente de Rotary Internacional na 1ª Conferência do Distrito 4563.

José Luiz Scatolini, associado ao RCSP Pacaembu - Bom Retiro e coordenador da Conferência, apresentou os números do evento:foram 1.559 inscritos e audiência total de 2600 participantes. A maior caravana foi do Rotary Club de São Paulo – Vila Alpina, com 77 rotarianos.

Após a estatística, a governadora Maria Lúcia Giancoli Strazzeri fez o encerramento da 1ª Conferência do Distrito 4563 com a equipe que realizou de modo virtual o evento. 

O que é o Rotary:

O Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 166 nações. Rotary é um entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905. O quadro social de todo Rotary Club representa corte transversal da respectiva comunidade. No mundo inteiro, os Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos. A Fundação Rotária do Rotary International é entidade sem fins lucrativos que promove a compreensão mundial por meio de programas internacionais de prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. A Fundação é sustentada somente pelas contribuições espontâneas de rotarianos e daqueles que compartilham o ideal de um mundo melhor. Desde 1947, a Fundação já outorgou mais de US$ 1,1 bilhão para projetos humanitários e educacionais, os quais são implementados e administrados localmente por Rotary Clubs e distritos.

Para o que serve o Rotary:

O lema Dar de Si antes de Pensar em Si reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apóiam a profissionalização; programas para jovens; oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais. Algumas das áreas de atuação do Rotary são: - Erradicação da pólio: Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde. - Rotary já doou US$ 500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo. -Atualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 350.000 crianças por ano. - Educação internacional: Rotary é a maior fonte de recursos privados a patrocinar bolsas de estudos. A cada ano, cerca de 1.000 universitários recebem bolsas para estudar no exterior. Rotary Clubs promovem também programas de intercâmbio voltados a alunos do segundo grau, enviando ao exterior cerca de 8.000 estudantes por períodos de três meses a um ano. - Paz: Com o objetivo de educar futuros embaixadores e emissários da paz, foram recentemente criados os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos em sete universidades de renome. O programa proporciona educação em nível de mestrado na área de resolução de conflitos a setenta bolsistas por ano. - Alfabetização: Rotary Clubs estão engajados internacionalmente na luta contra o analfabetismo.. Destaca-se, como exemplo, um projeto na Tailândia que reduziu consideravelmente o nível de reprovação escolar e foi adotado nacionalmente pelo governo do país.


 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário