Português Italian English Spanish

Conselhos Comunitários de Segurança completam 35 anos

Conselhos Comunitários de Segurança completam 35 anos

Data de Publicação: 10 de maio de 2020 20:29:00

No dia 10 de Maio, os Conselhos Comunitários de Segurança completam 35 anos de sua criação.

Fundados em 10 de maio de 1985, através do Decreto Estadual nº 23.455/85 pela gestão do governador André Franco Montoro, os CONSEGs, como são conhecidos, se tornaram em verdadeira referência de política pública da participação cidadã na Segurança Pública e prevenção primária.

Os CONSEGs são entidades de apoio às Polícias Estaduais, onde líderes da comunidade, sob as diretrizes da Coordenadoria dos CONSEGs, se organizam em espécie de franquia social para se relacionar direta e institucionalmente com as autoridades policiais locais, apresentar suas demandas e propor conjuntamente soluções que tragam mais segurança e paz social para a sociedade onde estão inseridos.

Os CONSEGs venceram a barreira do tempo e representam hoje um case de sucesso na área de mobilização e participação comunitária, sendo reconhecidos como o embrião da Polícia Comunitária no Estado de São Paulo. 

Ao atingir a marca de 35 anos, os CONSEGs continuam firmes em seu propósito de contribuir na materialização do preceito Constitucional, que declara Segurança Pública como Dever do Estado, Direito e responsabilidade de todos.

Espalhados em todas as regiões do Estado, os conselhos comunitários congregam moradores de bairros, distritos rurais ou mesmo de municípios, sempre voltados ao desenvolvimento de ações que possam cooperar na cultura da prevenção primária e melhora na sensação da Segurança Pública.

Neste histórico momento festivo, a Coordenadoria singelamente registra seu mais profundo apreço e gratidão aos valorosos líderes comunitários e membros dos CONSEGs, que, com sacrifício do precioso tempo de trabalho e convívio familiar, incansavelmente emprestam o melhor do seu talento e dedicação à causa comunitária dos CONSEGs.

“A Coordenadoria aproveita o logo estilizado dos 35 anos, elaborado pelo CONSEG Vila Formosa, presidido pelo Sr Rogério de Moura, para homenagear e agradecer cada um dos estimados líderes dos CONSEGs. 

 

CONSEG, 35 anos, a força da cidadania na Segurança pública! À família CONSEG, muito obrigado, parabéns!

Juntos, diminuindo diferenças, somando esforços, dividindo experiências, multiplicando resultados”, Coordenadoria Estadual dos CONSEGs.

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário