Português Italian English Spanish

Terra se prepara para passagem de asteroide Gigante dia 29 de Abril

Terra se prepara para passagem de asteroide Gigante dia 29 de Abril

Data de Publicação: 28 de abril de 2020 16:51:00

A divisão da Nasa responsável por monitorar objetos espaciais que se aproximam da Terra, já avisou: foi identificado um asteroide de quatro quilômetros de diâmetro – cinco vezes maior que o maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes

Como o nome da pesquisa já sugere, o corpo espacial está a caminho do nosso planeta e viaja a 31 mil quilômetros por hora, com previsão de chegada para o dia 29 de abril. Mas a agência espacial já declarou, por meio do perfil oficial no Twitter, que não há motivo para preocupação.

 “O asteroide 1998 OR2 vai passar a 3,9 milhões de milhas/6,2 milhões de quilômetros da Terra. Uma matéria do Daily Express sugere que existe um ‘alerta’ sobre esse asteroide, mas a informação é falsa”, comentou a Nasa. 

E parece que a ameaça é mesmo tão pequena que os cientistas da Nasa estão se divertindo com as imagens do asteroide, que se mostraram semelhantes ao formato de uma máscara de proteção para o rosto, muito usada agora, em tempos de pandemia de coronavírus. 

Enquanto isso, asteroide menor e mais distante parece oferecer mais perigo para a humanidade. Com aproximadamente 500 metros de diâmetro, também é batizado de Bennu, este objeto espacial viaja em rota de colisão com a Terra – mas as chances de que a colisão aconteça são de 1 em 2,7 mil. E, se acontecer, o choque será entre os anos 2175 e 2196.

Apesar da má fama, Bennu também vai fornecer informações aos cientistas. Em 2018, uma sonda espacial da NASA chamada OSIRIS-REx entrou na órbita do asteroide após viajar pelo espaço por dois anos. A expectativa é que a sonda colete materiais, mapeie a superfície e calcule a massa do corpo espacial até 2023.

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário