Português Italian English Spanish

Dia do Esportista: especialistas e atletas falam do benefício do esporte para o corpo e a mente

Dia do Esportista: especialistas e atletas falam do benefício do esporte para o corpo e a mente


O São Cristóvão Saúde acredita na longevidade por meio da prática esportiva e tem investido tanto no apoio e incentivo ao esporte como na área da ortopedia

Dia 19 de fevereiro é celebrado o Dia do Esportista. A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte como meio para uma vida mais saudável. Com o novo posicionamento “Cuidar das pessoas, para que elas vivam mais e melhor”, o São Cristóvão Saúde, referência na Zona Leste de São Paulo, acredita que uma das formas para viver mais e melhor é a prática de exercícios e, por isso, apoia diversos times de segmentos diferentes, como Osasco Audax/São Cristóvão e São Caetano/São Cristóvão Saúde, no vôlei, além dos times de futebol Clube Atlético Juventus e Portuguesa e o time de futebol americano Mooca Destroyers.

Segundo o profissional de Educação Física do CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde, Caio Novaes, as vantagens do exercício vão muito além da forma física. “A prática do exercício físico é capaz de promover diversos benefícios para saúde, tanto fisicamente quanto mentalmente. É uma ferramenta capaz de prevenir diversas doenças como câncer, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, diabetes, osteoporose, sarcopenia, além de muitas outras, diminuindo a chance de morte prematura. E, caso o indivíduo já tenha alguma dessas doenças, o exercício é um forte aliado no tratamento. E na saúde mental não é diferente, já que é capaz de prevenir ou auxiliar em diversos quadros como depressão, ansiedade, Alzheimer, alcoolismo, tabagismo, dependência química, além de diminuir o estresse, causando uma sensação de relaxamento e bem-estar ocasionada por diversas alterações psicobiológicas durante a prática, como a liberação de endorfina.”, disse.

“Eu jogo profissionalmente há 17 anos, a diferença é grande na disciplina. Mentalmente, você consegue controlar mais a ansiedade e o nervosismo, mesmo rolando estresse dentro do campo às vezes. Eu, quando entro em campo, esqueço de tudo, só penso em jogar, treinar e fico totalmente concentrado. Percebo constantemente muitos benefícios no futebol, como trabalhar diversos músculos, disciplina, coordenação, sincronia do corpo e da mente, controle da ansiedade e outros”, disse Alexandre Luiz Fernandes, volante do Clube Atlético Juventus.

O Doutor Marcelo Bonadio, ortopedista do São Cristóvão Saúde e diretor do novo centro ortopédico, o CAAV VII, explica como os exercícios são benéficos a curto e longo prazo. “A prática esportiva é a forma mais efetiva de cuidarmos do sistema musculoesquelético. A atividade física age de forma direta na saúde de ossos, músculos e articulação. Sabemos que o sedentarismo, ausência de atividade física, é um fator de risco para doenças como artrose e osteoporose. Logo, dores nas articulações não podem ser uma desculpa para não fazer alguma atividade física. O exercício pode ser adaptado às limitações de cada pessoa e deve ser incentivado. O sistema musculoesquelético foi feito para se movimentar, movimento é saúde!”, explicou o médico.

“Pratico o futebol americano desde 2012 e o esporte tem sido a base do meu equilíbrio e do meu foco no dia a dia. Meus treinos são focados na melhora do meu desempenho em campo. Além do futebol americano, faço também CrossFit, que me ajuda na preparação física. Quanto melhor fisicamente, mais confiante eu fico”, disse Johnny Santos - Running Back do Mooca Destroyers.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, sete Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 255 leitos, além das sete Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 126 mil vidas do Plano de Saúde.

 

 

Jogadores do clube atlético Juventus e São Caetano/São Cristóvão